Carregando...

SOBRE O OBSERVATÓRIO

O Observatório de Saúde de Populações em Vulnerabilidade (ObVul), instituído em 16 de novembro de 2016, é resultado do trabalho de um grupo de professores da Universidade de Brasília, contando com a contribuição de pesquisadores da área da saúde e das ciências humanas e sociais.

O objetivo geral do Observatório é o acompanhamento e disseminação da informação relacionadas às populações em situação de vulnerabilidade, no que diz respeito às suas condições de vida e de saúde, por meio de pesquisas empíricas e divulgação de dados.

A articulação e o trabalho em rede são as principais estratégias adotadas pelo ObVul, que visa a interação de diversos públicos. Seu propósito é o de gerar subsídios, dados e indicadores que favoreçam a tomada de decisões, por parte dos agentes governamentais e não governamentais e de fomento; na alocação, distribuição e monitoramento de recursos, programas, projetos e ações de atenção integral à saúde das populações em vulnerabilidade.

Sua missão consiste em garantir que as populações vulneráveis contem com o funcionamento integral das políticas públicas de saúde implementadas no Brasil. Assim, o Observatório atua na perspectiva da promoção e atenção à saúde das populações vulneráveis, tais como a população negra, a cigana, a quilombola, a indígena, adolescente e jovem, LGBT, idosa, dentre outros grupos.

O Portal do ObVul consiste em um espaço virtual destinado a promover a interação dos diversos atores que compõem e movimentam o cenário da saúde de populações em vulnerabilidade, tais como as instituições de ensino superior e de ciência e tecnologias (IFES e ICTs), pesquisadores, gestores públicos, organizações não governamentais (ONGs) e Organismos Internacionais (OMS).
Essa interação pretende dar visibilidade às informações sobre as condições de saúde, às políticas de Estado, e aos dados existentes sobre populações vulneráveis e sobre suas condições de vida.

COORDENADORES

Miguel Ângelo Montagner

Maria Inez Montagner

CONSELHO EXECUTIVO

Miguel Ângelo Montagner
Maria Inez Montagner
Thérèse Hofmann Gatti
Paulo José Dantas de Jesus

CONSELHO CONSULTIVO

Denise Rinehart: Bacharel em Enfermagem pela Universidade de São Paulo e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília.

Elvis Silva Magalhães: Representante da sociedade civil organizada de segmentos sociais, presidente da Associação Brasiliense de Pessoas com Doença Falciforme – ABRADFAL, entidade sem fins lucrativos.

Marcus Vinicius Barbosa Peixinho: Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano, especialista em Políticas Publicas e Gestão Participativa em Saúde – UnB, Especialista em Gestão Empresarial (UEFS) e Administrador de Empresas (UNIFACS).

Maria Célia Delduque: Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (1997), mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Brasília (2005) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2010) e pós-doutorado em Direito na Universidade de Cantábria, Espanha. Atualmente é pesquisadora adjunta da Fundação Oswaldo Cruz Brasília.

Sílvio da Silva Morais – Ojú Obá: representante da sociedade civil organizada de segmentos sociais e da promoção da igualdade racial entre outros, Fundação Ojú Obá.

Victor Nunes Gonçalves: graduado em Letras, colaborador de pesquisas relacionadas a pessoas em situação de vulnerabilidade, mais especificamente a população negra.

PESQUISADORES ASSOCIADOS

Aurea Maria Zöllner Ianni: Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980), Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Ciência Ambiental, Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e Livre-Docência em Ciências Sociais em Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2012). É docente da Faculdade de Saúde Pública da USP e credenciada junto aos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP e de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes e Humanidades da USP. É editora científica da revista Saúde e Sociedade.

Carolina Sampaio Vaz: Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Brasília. Assistente Social na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e parte da equipe Multidisciplinar do Consultório na Rua e de Atenção Básica à Saúde de Pessoas em Situação de Rua.

Jorge Luís De Souza Riscado: Doutor em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ (2009-2013). Possui Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), licenciatura plena em Psicologia e graduação em Psicologia pela Universidade Celso Lisboa. Professor da Universidade Federal de Alagoas. Orientador dos Mestrados Ensino em Saúde e Mestrado Estratégia da Saúde da Família.

Linconl Agudo Oliveira Benito: Doutorando em Ciências e Tecnologias em Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Possui Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestrado em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), MBA em Gestão de Saúde pela Escola Superior de Administração e Negócios (ESAD), Especialização em Bioética pela Cátedra UNESCO de Bioética pela Universidade de Brasília (UnB), Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Graduação em Enfermagem (2004) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor junto a Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e também junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (SENAC-DF).

Meiriany Arruda Lima: Mestranda em Bioética pela Universidade de Brasília. Bacharel em Direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB (2016). Especialista em Direito Sanitário (2017) e Direito Público (2017).

Dominique Memmi: Membro do comitê de especialistas da ANR para a saúde e do comitê de especialistas do CNIB (câncer) (2003-2004); o comitê organizador do PRI (programa de pesquisa interdisciplinar) do EHESS: “Medicina, saúde e ciências sociais” (2003-2005) e o comitê executivo da Associação Francesa de Sociologia (2002-2006). Membro da CSU-CRESPPA [archive], atualmente dirige o Axis “Corps, Health and Society” do MSH Paris-Nord, após D. Fassin (desde 2010) e co-dirige a Rede Temática 17 de Associação Francesa de Sociologia: “Gestão Política de Corpos e Populações” (desde 2003).

Patrícia Constantino: Pesquisadora em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública/ENSP/FIOCRUZ atuando no Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde – CLAVES/FIOCRUZ. Possui graduação em Psicologia e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (1995), Especialização em Psicologia Jurídica pela UERJ, mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (2002), Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (2006). Pós-doutorado em Saúde Pública ENSP/FAPERJ.

Rafael Sanzio Araújo Dos Anjos: graduado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1982).  Especialização na Universidade Estadual Paulista (Rio Claro 1985), Mestrado em Planejamento Urbano pela FAU da UnB (1990), Doutorado em Informações Espaciais no Depto. de Engenharia de Transportes pela USP (1995) e Pós-Doutorado  em Cartografia Étnica no Museu Real da África Central em Tervuren – Bélgica (2007-2008). Atualmente é Professor Titular da Universidade de Brasília.

Venícius Juvêncio De Miranda Mendes: Doutor em Geografia, realizado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília (GEA/UnB). Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília – (CDS/UnB). Graduado em Geografia com dupla habilitação – Bacharel e Licenciado. Produção de materiais audiovisuais voltados para o ensino e divulgação científica.

Vera Schattan Ruas Pereira Coelho: Cientista social e especialista em políticas públicas e análise política. Doutora em Ciências Sociais com especialização na área de Estado e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como coordenadora do Grupo de Cidadania, Saúde e Desenvolvimento do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEPID/CEM). Na Universidade Federal do ABC (UFABC) é pós-doutoranda e integra o corpo docente do programa de pós-graduação em Políticas Públicas.

Volnei Garrafa: Bioética da UnB (mestrado e doutorado); Professor Orientador credenciado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UnB (mestrado e doutorado); Fundador e 1° Presidente da Red-Latinoamericana y del Caribe de Bioética de la UNESCO – REDBIOÉTICA (2003 – 2010), da qual atualmente é Diretor de Assuntos Internacionais; membro do Conselho Científico da Sociedad Internacional de Bioética – SIBI, Gijón/Espanha e vice-presidente para a América Latina; Membro do International Bioethics Committee da UNESCO, Paris/França (2010 – 2017); Coordenador dos Cursos de Especialização em Bioética desenvolvidos pela Cátedra Unesco de Bioética na UnB desde 1998 (17 edições anuais consecutivas 1998-2016); Editor da Revista Brasileira de Bioética – RBB.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

As áreas de concentração do Observatório consistem em:
(a) Política, Gestão e Direito em Saúde,
(b) Dinâmica das Políticas de Saúde e
(c) Relações entre Vulnerabilidade e Sociedade.

LINHAS DE PESQUISA

a) Vulnerabilidade em Saúde,
b) Dinâmica das Políticas de Saúde em seus aspectos sociais.
c) Indicadores e determinantes sociais da vulnerabilidade e saúde.

TEMAS DE PESQUISA      

I. Saúde e condições de vida de Jovens e Adolescentes.
II. Saúde e condições de vida da População Negra.
III. Saúde e condições de vida de Povos e Comunidades Tradicionais.
IV. Saúde e condições de vida de Refugiados

Equipe

Miguel Montagner Coordenador
Inez Montagner Coordenadora
Thérèse Hofmann Gatti Professor pesquisador
Paulo Dantas Pesquisador
Daniela Ketlyn Pesquisadora
Anibal Araújo Pesquisador
Thaís Barbosa Extensionista
Andressa Gomes Sousa Bolsista de Extensão
Ana Karina Cruz Extensionista
Ojú Obá Conselho Consultivo
Jorge Luís Riscado Pesquisador Associado
Rafael Sanzio Pesquisador Associado
Lucas Maravalhas Pesquisador
Maria Célia Delduque Conselheira Executiva
Dominique Memmi Pesquisadora
Venícius Mendes Pesquisador
Vera Schattan Pesquisadora
Volnei Garrafa Pesquisador
Isabela Luísa Rodrigues Bolsista de Pesquisa
Jessica Resende Pesquisadora
Dérick Carneiro Ribeiro Bolsista de Pesquisa

Parcerias Institucionais

Estrutura orgânica